Hoje assinalou-se mais um importante momento na crescente dinâmica que o turismo de cruzeiros tem vindo a conhecer nos Açores. A estreia absoluta do operador britânico Thomson Cruises nos nossos mares é sinónimo que os esforços realizados em prol da promoção de portos e do destino têm sido apostas de sucesso. Acrescente-se que esta não é uma escala isolada, uma vez que ainda neste mês de novembro o navio Thomson Spirit realiza mais 3 escalas na Região, além de que aquele operador já agendou 6 visitas para 2014 e em 2015 mais quatro.
A opção da Thomson Cruises pelo nosso arquipélago concretiza-se num cruzeiro de 8 dias, denominado Azorean Enchaments, durante o qual os passageiros terão oportunidade de visitar as Canárias, Madeira e Açores. Pela designação do cruzeiro percebemos que o enfoque especial por parte da Thomson é mesmo a novidade Açores, com escalas em São Miguel e no dia seguinte na Terceira.
Com 1213 passageiros a bordo, maioria britânica, o Thomson Spirit atracou nas Portas do Mar pelas 08h25, largando amarras pelas 21h00 rumo à Praia da Vitória, onde tem previsto atracar pelas 08h00 do dia de amanhã, permanecendo em porto até às 15h00.
Construído nos estaleiros franceses Chantiers de l’ Atlantique, em St. Nazaire, foi inaugurado na década de 80, mais precisamente em julho de 1983. Mede 215 metros de comprimento, 27 metros de boca e 7,5 metros de calado, possui 33,930 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1250 passageiros com 500 tripulantes. Disponibiliza 10 decks para hóspedes com um total de 627 cabines, 413 das quais com vista exterior.
O Thomson Spirit foi o primeiro navio de um projeto de remodelação de frota que a Holland America Line protagonizou os anos 80 e logo para assumir uma designação emblemática junto deste armador, pois foi batizado como Nieuw Amsterdam, o terceiro a ostentar este nome. Um ano depois, seria inaugurado o idêntico Noordam, atual Thomson Celebration. Ambos apresentavam linhas arrojadas e até revolucionárias para a época, facto que gerou alguma admiração uma vez que estariam ao serviço de uma companhia que sempre privilegiara algum conservadorismo.
Atualmente, continua a ser gerido pelo operador britânico mas, não raras vezes realiza alguns cruzeiros ao serviço da Louis Cruise Lines.
No que concerne a comodidades, começamos por realçar que, não obstante os seus 30 anos, é um navio apelativo, bem conservado e com muita procura no mercado britânico. As áreas públicas são requintadas e muito confortáveis, como são os exemplos dos salões/bares Raffles Bar, Horizon’s Bar, Mezzanine Bar, Browser’s Corner. Ao nível da restauração, natural destaque para o Compass Rose Restaurant, principal sala de refeições e ainda para o buffet Lido Restaurant. Duas piscinas, um jacuzzi, o SPA Ocean’s Health Club, o Broadway Show Lounge, local destinado a espetáculos e a shopping area Broad Street completam as zonas públicas preferidas dos hóspedes.
O navio voltará a visitar Ponta Delgada e Praia da Vitória, respetivamente a 25 e 26 de novembro do presente ano.
Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.com.
Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.com.
Página Oficial do Thomson Spirit
Página Oficial da Thomson Cruises
Lista de Escalas Previstas - 2013
Lista de Escalas Previstas - 2014
Lista de Escalas Previstas - 2015
1 comentário:
Talvez já fosse boa ideia os Açores juntarem-se na promoção conjunta que as Canárias e a Madeira fazem como "Atlantic Islands".
http://www.cruisesintheatlanticislands.com
Penso que a ideia começa a fazer mais sentido.
Enviar um comentário