As Portas do Mar, terminal de cruzeiros do porto de Ponta Delgada, assistiram hoje ao regresso do Adonia, a mais recente aquisição da conhecida operadora britânica P&O Cruises, numa escala entre as 8h50 e as 16h40.
Proveniente das Caraíbas e com destino a Southampton, esta visita insere-se num itinerário de 28 noites, que teve início a 11 de Novembro e, mais uma vez, contemplou um extenso périplo por algumas conhecidas ilhas daquelas paragens. São cada vez mais as rotas atlânticas que têm como referência os Açores e em particular as protagonizadas pela P&O Cruises, que só este ano realizou 13 escalas nos nossos portos.
De recordar que o atual Adonia foi o último navio de uma série de 8 embarcações de luxo, construídos em St Nazaire, França, para integrar a extinta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises. Inaugurado em 2001 com a designação de R8, esteve dois anos imobilizado após a falência daquela companhia, findo os quais entrou ao serviço da Swan Hellenic e passou a designar-se Minerva II. Em 2007, a Princess Cruises adquiriu-o e batizou-o Royal Princess. Em Maio de 2011, integrou a frota da P&O Cruises, o que lhe valeu o título do mais pequeno e acolhedor navio daquela frota.
Com 670 passageiros e 386 tripulantes a bordo (dados do agente Bensaúde Shipping), possui 30,277 mil toneladas de arqueação bruta, medindo 180 metros de comprimento, 25 metros de largura e 6 metros de calado. Quanto a comodidades, começamos por salientar o ambiente requintado que este Adonia ostenta.
Com uma decoração claramente inspirada nos paquetes dos anos 20 e 30, este revivalismo está patente nos salões e átrio decorados com madeiras nobres, tectos pintados a óleo e paredes forradas a cabedal. A escadaria do átrio principal é nitidamente inspirada no famoso Titanic e as principais áreas públicas transmitem a sensação de requinte, conforto e bem-estar num ambiente distinto e intimista. Um dos salões mais apelativos situa-se no na dianteira do Sun Deck e é o Crow’s Nest Lounge, área que proporciona excelentes panorâmicas do navio e dos locais onde aporta.
O Anderson’s Lounge é, à semelhança de outros navios da P&O como o Aurora e Oriana, um salão com lareira e bar, decorado sumptuosamente, à semelhança dos típicos gentlemen’s club ingleses. Também The Curzon Lounge, usado para espectáculos a bordo, prima igualmente pelo luxo e conforto.
Ao nível da restauração, ênfase para o Pacific Restaurant, restaurante principal do navio, local onde, para além das magníficas refeições, podemos desfrutar de uma vista panorâmica para o exterior verdadeiramente cativante. O The Conservatory é o local de eleição para pequenos-almoços, almoço e jantares informais, muito apreciado por todos aqueles que não pretendem uma refeição com muitos códigos de etiqueta. Já os restaurantes temáticos como o Ocean Grill e Sorrento podem ser frequentados através de reserva e implicam o pagamento 15£ por pessoa.
Quanto às restantes áreas, acresce-nos referir que o navio possui uma piscina, dois jacuzzis, além do habitual SPA (Oasis SPA). O casino é de pequenas dimensões e a biblioteca de bordo é particularmente acolhedora e requintada, para além de estar dotada de uma interessante variedade de livros.
Fonte: Projecto Climaat
Para 2013 o Adonia tem programadas duas escalas nos Açores, uma em Março e outra em Dezembro, num ano que se prevê recorde com 16 escalas já agendadas por este operador britânico na Região. Quanto a 2012, os Açores estão à beira de superar a marca dos 100 mil passageiros.
Participe e envie-nos as fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com.
Referências: André Velho Cabral - Portos dos Açores (Facebook)
P&O Cruises
Memórias dos Açores: Minerva II
Memórias: P&O Cruises
Informação Adicional (Wikipédia EN)
Sem comentários:
Enviar um comentário