quinta-feira, 28 de agosto de 2025

SEVEN SEAS SPLENDOR em escala inaugural em Ponta Delgada

O  terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber no próximo sábado dia 30 a escala inaugural do luxuoso navio de cruzeiros SEVEN SEAS SPLENDOR da aclamada operadora Regent Seven Seas Cruises, uma das mais luxuosas companhias de cruzeiros da atualidade, cujos navios continuam a obter as melhores referências pela comunicação social especializada.
Estas paragens em Ponta Delgada e Horta estão inseridas num cruzeiro de 27 noites iniciado no passado dia 23 em Barcelona e denominado "Transatlantic Reposition Summer Cruise", que liga aquela famosa cidade espanhola a New York, contemplando escalas em Alicante, Motri e Cadiz em Espanha, Funchal, Ponta Delgada e Horta antes de rumar para o Canadá aonde fará escalas em St Johns e Corner Brook em Newfoudland, Quebec City, Montreal, Saguenay, Halifax a Saint John, parando igualmente nas cidades norte-americanas de Portland e Boston antes sua chegada a New York no próximo dia 17 de Setembro.
Construido nos estaleiros italianos da Fincantieri em Sestri Ponente, Génova o SEVEN SEAS SPLENDOR foi inaugurado 2021,  sendo madrinha a super modelo Christie Brinkley. 

O navio possui 55.498 toneladas  de arqueação bruta e apresenta um comprimento de 223 metros, 32 metros de boca e um calado de 7,1 metros. Disponibiliza 10 Decks para passageiros, sendo a relação tripulação/hóspede de 1:1,36, o que por si só é mais um fator de destaque deste paquete.
Com capacidade máxima para 754 passageiros o navio custou aproximadamente 478 milhões de dólares, um custo considerado elevado quando comparado a outros navios com o dobro ou mais da dimensão do SEVEN SEAS SPLENDOR e que custaram um preço semelhante. 

Sobre a tripulação saliente-se que esta é composta por 542 membros, sendo que destes 102 estão direta e indiretamente ligados à área gastronómica do navio.
Tal como todos os navios desta conceituada companhia, a Regent Seven Seas Cruises não se poupou em dotar o navio do que há de melhor em termos de luxo e de conforto, aonde se destacam algumas obras de arte que por si só nos dão a ideia do luxo que este navio ostenta. 
Outra inovação que este navio apresenta é o facto de possuir a maior suite com varanda privada de um navio de cruzeiros, e que custa aproximadamente 6500€ por noite e inclui uma grande sala de jantar dotada de um piano de cauda. 
A Regent Seven Seas Cruises prima pelos ambientes requintados, gastronomia de excelência e o conceito de tudo incluído. Os seus interiores foram concebidos pela "Studio DADO", uma conhecida empresa de interiores da Florida que concebeu os principais interiores do navio, incluindo o fabuloso Constellation Theater, o Card Room, o Connoisser Club, o Pacific Room Restaurant, o Spa e todas as 55 suites Penthouse, Grand e Superior. 
Na gastronomia o navio dispõe de cinco luxuosos restaurantes, "Compass Rose", restaurante principal, "Chartreuse" cozinha francesa, "Prime 7" grelhados e o "La Veranda Buffet. Dispõe igualmente de 5 cafes/bares incluindo o "Coffee Connection", o "Pool grill" e o "Connoisseur Cigar Club" 
O navio é dotado igualmente de 2 piscinas uma delas com cobertura em vidro e com uma deslumbrante vista para o mar, Fitness Center, Serenade Spa, Bocce Court, Paddle ténis court, Putting green, Golf Net e um jogging track.
Segundo os dados disponibilizados pela CMJ Rieff, agentes nos Açores da Regent Seven Seas Cruises o navio tem a bordo neste itinerário 700 passageiros e 539 tripulantes. A sua chegada a Ponta Delgada está agendada para as 07H00 e a partida com destino à cidade da Horta marcada para as 17H30.

fotos : RSSC, Google
texto : A Silva/Azores Cruise Club



sábado, 23 de agosto de 2025

BRILLIANT LADY EM PONTA DELGADA NA ESTREIA DA FAMOSA OPERADORA NORTE AMERICANA VIRGIN VOYAGES NOS AÇORES

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber na  próxima segunda-feira  dia 25 a escala inaugural do BRILLIANT LADY, um dos quatro navios da famosa operadora norte americana  Virgin Voyages, pertença do conhecido milionário britânico Sir Rochard Branson.

Esta escala em Ponta Delgada está inserida numa viagem entre Portsmouth e New York, que para além desta paragem na nossa cidade incluiu escalas em La Coruna em Espanha e em  Halifax no Canadá. antes da sua chegada a New York.

A bordo encontram-se 1073 passageiros, na sua maioria agentes de viagens e comunicação social ligada aos cruzeiros, convidados pela companhia que assim terão a possibilidade de descobrir também um pouco da ilha de São Miguel nas 27 horas de escala, o que poderá ser uma excelente propaganda das nossas belezas.

Esta importante escala marca assim a vinda ao nosso arquipélago de uma nova companhia, o que demonstra o apreço  que as maiores companhias da industria de cruzeiros continuam a ter pelo Açores. 
O navio foi construído em 2023, sendo somente entregue á companhia este ano, por atrasos nos seus acabamentos. É o último de quatro navios idênticos, Scarlet Lady de 2020, Valiant Lady de 2022 e Resilient Lady de 2023.

Todos os navios de cruzeiro da Virgin foram construídos pela Fincantieri no estaleiros Sestri Ponente nos arredores de  Génova em Itália e são conhecidos como "Lady Ships", numa homenagem à herança britânica da Virgin Group e ao termo tradicional "vossa senhoria". 
O Brilliant Lady apresenta 110.000 GT de arqueação bruta, 278 metros de comprimento, 38 metros de boca e um calado de 8 metros. Tem capacidade para alojar 2770 passageiros em ocupação normal e 1160 tripulantes. Dispõe de 17 Decks, dos quais 13 acessíveis aos passageiros, sendo 9 destinados aos seus luxuosos 1.408 camarotes, incluindo 78 suites, 1.030 com varanda, 95 com vista para o mar e 105 camarotes interiores. A tripulação do navio é acomodada em 813 cabines nos Decks inferiores. Nesta viagem a tripulação é composta por 1.155 elementos .

À semelhança dos restantes navios da Virgin Voyages o Brilliant Lady foi concebido com forte compromisso com a sustentabilidade e eficiência energética, integrando tecnologias inovadoras para reduzir o impacto ambiental e o consumo de combustível, sem comprometer o conforto e segurança a bordo. 

Tal como os restantes navios da frota, o navio é destinado exclusivamente a adultos a partir dos 18 anos. A sua vivencia a bordo é deveras interessante e muito diferente do ambiente da maioria das companhias de cruzeiro, sendo o ambiente bastante informal, aonde os passageiros são chamados por "sailors". O próprio fardamento da tripulação é diferente das outras companhias aonde impera as cores vermelha e cinza. 
Sobre as acomodações do navio devemos salientar alguns detalhes das suas principais suites, acomodações premium projetadas pela Tom Dixon Design Research Studio. Todas as camarotes são equipados com tecnologia inteligente, incluindo iluminação ambiente e sensores que ajustam a iluminação automaticamente com base no movimento dos hóspedes.

 O navio possui 78 Suítes RockStar, incluindo 15 "Mega Suítes RockStar", 9 "Gorgeous", 2 "Posh", 2 "Fab" e 2 "Massive". A maioria está localizada no Deck 15, com uma exclusiva Suíte do Proprietário voltada para a proa ("RockStar Suite Sailor") no Deck 16.
Quanto á gastronomia devemos desde logo realçar que as refeições nos navios da Virgin Voyages estão totalmente incluídas na tarifa do cruzeiro, sem custos adicionais para nenhum dos mais de 20 restaurantes a bordo. A empresa elimina as sobretaxas típicas associadas a restaurantes especializados, oferecendo a todos os hóspedes refeições gratuitas, feitas sob encomenda, em todos os restaurantes do Brilliant Lady.
Como parte de suas iniciativas de viagens sustentáveis, a Virgin Voyages proíbe plásticos descartáveis e não oferece refeições em estilo buffet. Todos os alimentos são feitos sob encomenda para minimizar o desperdício, reduzir o consumo de energia e diminuir as emissões. A economia é reinvestida em ingredientes de alta qualidade e de origem local, equipe de culinária qualificada e tecnologias limpas. A gastronomia nos navios da Virgin foge dos padrões tradicionais de restaurantes nos navios de cruzeiro.
 Não há salas de jantar principais, filas de buffet, códigos de vestimenta, horários fixos para refeições ou lugares marcados. Em vez disso, os hóspedes desfrutam de 20 restaurantes estilo boutique, cada um oferecendo uma experiência única, tudo incluído na tarifa.
O "The Galley" é um centro de refeições casuais inspirado num moderno mercado de alimentos, com oito lojas e carrinhos de serviço rápido, incluindo uma estação de paninis, padaria e confeitaria, barraca de tacos, bar de macarrão, churrasqueira de hambúrgueres, bar de sushi, estação de sopas e saladas e um restaurante americano 24 horas. 
O "The Test Kitchen" é um espaço inspirado em laboratório que oferece culinária de vanguarda, conduzida por chefs contratados pela companhia. Os cardápios são apresentados como listas de ingredientes, incentivando os hóspedes a descobrir sabores à medida que a refeição avança. Também funciona como uma escola de culinária. 
O "Wake" é uma churrascaria e restaurante de frutos do mar com 545 m² situado na popa, com vista deslumbrante do rasto do navio. Foi inspirado no "The Grill" de Nova York e no "The Wolseley” de Londres. 
O "Geonbae" é um vibrante restaurante coreano de BBQ, oferecido pelos "garçons mais barulhentos do mar". Por sua vez o"Pink Agave" é um animado restaurante mexicano que oferece pratos compartilhados e música de DJ até tarde. 
O "Extra Virgin" é uma verdadeira trattoria italiana que serve massas artesanais, arancini e especialidades de frutos do mar. 
No "The Duck",  um restaurante inspirado num clube de praia são servidos pratos mediterrâneos, molhos e saladas. O "The Pizza Place" oferece pizzas gourmet confecionadas em forno num ambiente estilo clube de praia. No Sun Club Café são servidos petiscos leves e opções saudáveis. Finalmente o "The Sip", um bar de vinhos e lounge de champanhe oferece vinhos premium e o tradicional chá da tarde britânico.
Na área do entretimento e animação o Brilliant Lady oferece uma grande variedade de opções.

O Athletic Club é uma área de fitness ao ar livre com ringue de boxe e equipamentos de ginástica. Parte do Sports Deck, possui uma Runway Track em (vermelho e branco), um Deck com lounge ao ar livre dotado de espreguiçadeiras de casal e espreguiçadeiras semicirculares, área de rede tripla com vista para os Decks inferiores, 10 cabanas privativas, serviço de bebidas no Sports Bar, mesas de pebolim, piscina e chuveiros. Projetado pela Concret Amsterdam esta área foi inspirada nos clubes desportivos de Nova York da década de 1920. 
O Sun Club é principal local para os banhos de sol e dispõe de áreas de relaxamento ao ar livre. O MyBeast é um playground ao ar livre com  área de ginástica situado à beira da piscina. The Crow's Nest fica situado na popa com vista panorâmica para o mar oferece sessões de yoga ao nascer e pôr do sol. O The B Complex é uma academia coberta com equipamentos Technogym ARTIS e estúdios para ciclismo, yoga, exercícios aeróbicos e spinning. 
O navio dispõe de duas piscinas, sendo a piscina principal cercada pelo "playground MyBeast" e equipamentos de ginástica. 
Apresenta igualmente a "The Manor", Uma boate com dois andares de altura e uma grande pista de dança. Projetada por Roman e Williams, inspira-se no primeiro estúdio de música Virgin de Richard Branson. O "The Dock" é outro lounge externo situado na popa no Deck 7. O Richard's Rooftop é a área VIP no Deck superior exclusiva para passageiros das suítes, equipada com luxuosas sun-beds e espreguiçadeiras circulares, guarda-sóis e cristais coloridos que criam reflexos de arco-íris. 
O SPA Redemption localizado no Deck5, incluindo Sala de Lama, Sala de Sal, piscinas de hidroterapia e imersão fria, jacuzzi, Suíte Termal, salas de tratamento com camas de quartzo, serviços de salão (Doca Seca, Barbearia, Barba por Fazer e Tratamento), spa de manicure e pedicure. À noite aquele espaço transforma-se num lounge com DJs ao vivo.
O The Scene é um espaço para eventos usado para diversos encontros a bordo. O Squid Ink é um Estúdio de tatuagens em parceria com a World Famous Tattoo Ink, oferecendo tatuagens com tinta vegana, piercings corporais e maquilhagem permanente com pigmentos veganos certificados.
O "The Red Room" é o  teatro multi-formato projetado por Auerbach Pollock Friedlander e WORK ac. Ele se transforma em quatro configurações: palco de corredor, proscênio, pista de dança com piso plano e palco reverso. 
Oferece seis shows originais, incluindo produções de Randy Weiner. Igualmente o "The Groupie" e o "The Den" são dois interessantes locais de animação entre os passageiros com DJs residentes e locais que se apresentam ao vivo em todos os portos de escala, aprimorando o clima de festa a bordo.  
Merece um destaque final O " Draught Haus" no Deck, o principal bar deste inovador navio de cruzeiros, servindo oito chopes, cervejas artesanais em garrafa, boilermakers (coquetéis de cerveja), shots e coquetéis de shots. O serviço de "growler" permite que os hóspedes possam levar as suas bebidas pelo navio. O bar apresenta decoração rústica e uma torneira temática. A cerveja artesanal exclusiva da Virgin (English Pale Ale) é produzida em colaboração com a Wynwood Brewing Company de Miami, utilizando levedura inglesa e maltes e lúpulos americanos. 
É este luxuoso e inovador navio de cruzeiros que poderemos admirar em Ponta Delgada a partir da próxima segunda-feira dia 25,  com a chegada agendada para as 18H00, numa escala que incluiu uma overnight, atendendo que o navio tem a saída reservada somente para as 21H00 do dia seguinte.     

Para os mais interessados partilhamos este interessante vídeo sobre o BRILLIANT LADY

                                    

fotos : Portmounts News, Google
texto : António Silva/Azores Cruise Club