domingo, 14 de abril de 2019

KONINGSDAM EM PONTA DELGADA

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu hoje pela terceira vez a visita do luxuoso KONINGSDAM, um dos maiores e mais luxuosos navios da operadora norte americana Holland America Line com sede em Seattle. 
Esta paragem na nossa cidade é a primeira de um cruzeiro de 13 noites e que leva este já famoso paquete desde Fort Laudardale na Florida, porto base da companhia durante o Inverno até ao porto italiano de Civitavecchia, incluindo igualmente no seu trajecto escalas  em Málaga e Cartagena em Espanha.
Inaugurado em 2016, foi construído nos estaleiros italianos de Fincantieri em Marghera, tendo sido madrinha a rainha Máxima da Holanda. Como dimensões possui 296 metros de comprimento e uma boca de 35 metros possui 99.836 toneladas de aequeação bruta. 
Em ocupação normal transporta 2.650 passageiros que poderão chegar aos 3.375 em capacidade máxima, sendo a sua tripulação composta por 930 elementos. Neste cruzeiro encontram-se a bordo 2.366 passageiros e 978 tripulantes
Tal como os restantes navios da companhia a sua decoração é muito sóbria, aonde impera os tons cinza e marrom.  Os arquitectos  e os designers de interiores preocuparam-se em transmitir ao navio um conceito musical muito distinto, baptizando alguns dos deus decks com nomes de famosos compositores de outrora como Bethoven, Mozart e Gershwin. 
O seu atrium de 3 andares foi concebido com um tecto iluminado a imitar o céu aonde se pode apreciar o movimento das nuvens à deriva, numa atmosfera esplendorosa. Em suma um excelente navio de cruzeiros que tem merecido dos críticos da especialidade os melhores elogios. 
fotos & texto : António Silva


Sem comentários: