sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Arcadia cancela escala em Ponta Delgada

Fonte da Bensaúde Shipping, agente logístico da P&O Cruises, confirmou que o navio Arcadia cancelou a sua escala de amanhã no porto de Ponta Delgada devido ao mau tempo que afecta a localização actual do navio. Apesar do bom tempo que se apresenta actualmente em Ponta Delgada, o navio teria de percorrer condições meteorológicas adversas até chegar ao porto Micaelense.
Para comodidade dos seus passageiros, o navio deve prosseguir viagem por uma rota a Norte dos Açores.

Webcam Exterior - Fonte: P&O Cruises

Memórias: Arcadia




Construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, em Veneza, Itália, o Arcadia foi inicialmente destinado, segundo os intentos da companhia americana Carnival Corp., para a Holland America Line. Contudo, tal intenção acabou por não se concretizar como também não se concretizou a segunda opção, ou seja transferi-lo para a Cunard Line, com o nome de Queen Victoria. Toda esta situação deveu-se à reorganização das subsidiárias europeias da Carnival Corp em relação ao mercado do velho continente. 


Categoria: ****
Companhia: Carnival Corp.

Operadora: P&O Cruises
Construtor: Fincantieri (Itália)
Ano de Construção: 2005
Tonegagem: 83,781 t
Comprimento: 285m
Boca: 32m
Calado: 7,8m
Potência: 2x azimuth (rotativos) + 6x Wärtsilä diesels combinado 51,840 kW
Velocidade de serviço: 22 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2628
Elementos de Tripulação: 886
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Hamilton, Bermuda



O Arcadia está sediado em Southampton durante a Primavera, Verão e Outono, passando o Inverno nas Caraíbas.
Certo é que o navio foi atribuído à P&O em 2005 com o nome Arcadia e tem granjeado uma excelente reputação junto do mercado britânico como sendo um dos navios favoritos dos ingleses. Este destaque é relevante, não só pelo facto em si mas também por se tratar de um navio que não se destina a todos, uma vez que não são permitidas crianças a bordo, o que afasta o cenário de férias com os filhos até aos 18 anos neste navio.




Vale a pena apreciar um dos navios de cruzeiros mais elegantes do mercado, quer nas linhas exteriores, quer nos requintados interiores. Apesar de ser um navio da aclamada classe Vista, é, sem dúvida, dos mais equilibrados, principalmente no que concerne à conjugação entre casco, decks e chaminé, algo que falha um pouco nos casos das chaminés dos navios da mesma classe mas pertencendo à Holland America Line, Costa Crociere ou a própria Carnival


Destaque ainda para a recente remodelação de que foi alvo, entre os meses de Novembro e Dezembro de 2008, nos estaleiros alemães de Lloyd Werft, em Bremerhaven, na Alemanha, onde lhe foram acrescentados 34 camarotes à popa.


A conjugação de cores brancas com o amarelo-torrado, tão característico da P&O, completa esta harmonia visual que resultou no nosso visitante de amanhã. Destaque para a chaminé do Arcadia que foge à linha das formas tradicionalmente usadas pela P&O, visível por exemplo nos já nossos conhecidos Aurora e Oriana, ou até noutros, já mais longínquos no tempo, como o saudoso Canberra.
  

A bordo as comodidades habituais de um navio desta categoria mas com os requintes tão ao gosto do mercado britânico, aliás uma clara intenção em todos os navios desta já centenária companhia. Assim, temos 11 decks para passageiros, um magnífico átrio que abrange 3 pisos, 14 bares, os restaurantes Meridian (o principal e de dois pisos), o buffet The Belverde, o grill Neptune, o Caffe Vivo e o inevitável destaque para o Arcadian Rhodes, do famoso Chefe Gary Rhodes.


Três piscinas (Aquarius e Neptune são as mais cativantes), uma com cobertura para tipos de climas como o nosso, 5 jacuzzis, o teatro The Palladium, o cabaret The Globe, o casino Monte Carlo ou a discoteca Electra, formam um conjunto de opções que vai ao encontro dos gostos mais variados e se ainda tudo isto não lhe agrada bem pode optar por uma relaxante massagem no SPA, manter a condição física no ginásio ou apreciar a fabulosa colecção de obras de arte que existem a bordo do Arcadia.


Este é o quarto navio da P&O a ostentar o nome relacionado com a área que faz parte do Peloponeso, Grécia, na península sul do Corinto de Isthmus.


Esta paragem em São Miguel a 8 de Janeiro é a primeira de um percurso de volta ao mundo de 82 noites com início e terminus em Southampton. O navio segue para as Caraíbas, transita o Canal do Panamá, visitando depois portos em diversos países, entre os quais México, EUA, Nova Zelândia, Austrália, China, Tailândia, Índia, Egipto, Grécia, Itália, num total de 27 portos em 21 países. Ponta Delgada é o único porto Português neste itinerário. No sábado esperamos a sua chegada pelas 9 horas, enquanto que a sua saída está prevista para as 18 horas.

Fonte: Youtube

P&O Cruises

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Queen Elizabeth: Cruzeiro com destino ao interior do navio


Foi com especial agrado que seis membros da direcção do ACC receberam a confirmação da autorização para uma visita abordo do magnífico navio de cruzeiros que escalou a cidade de Ponta Delgada no passado domingo. O Queen Elizabeth, navio da emblemática Cunard Line, realizou a sua escala inaugural nos Açores, motivo de redobrada satisfação, pois possibilitou a primeira presença do nosso clube num evento desta relevância.


Tivemos o prazer de estar presentes na cerimónia de boas vindas oferecida pelo capitão Julian Burgess, a quem o clube teve o privilégio de oferecer dois livros sobre os Açores, livros esses que estão disponíveis na biblioteca do navio e com o logo do ACC na contracapa. Outro momento de destaque aconteceu quando realizamos uma visita às suas principais áreas.


Por todas estes factos, muito agradecemos a diligência, disponibilidade e a constante simpatia do nosso mui estimado António Rebelo, agente da empresa Bensaúde, que nos possibilitou tal privilégio.
Se no seu exterior o navio da centenária Cunard Line não difere muito de outras tantos da classe Vista/Signature, não é menos verdade que, a sua chaminé e cores, transformam-no no Primus inter pares, claramente mais apelativo que os quase idênticos da Costa, Carnival ou Holland America. Aliás, as cores desta companhia têm um charme único e inigualável!


O aspecto exterior, como acabamos de referir, é deveras apelativo, no entanto, na nossa perspectiva, é no interior que este navio exalta os sentidos de quem o contempla. De facto, um breve périplo pelas principais zonas públicas é suficiente para entender que estamos num ambiente único de requinte e sumptuosidade.
Não conseguimos encontrar zonas do navio que não nos provocassem a expressão de fascínio, espanto ou deslumbre perante o que víamos. Desde o primeiro local que visitamos, o Yatch Club, que percebemos que o Queen Elizabeth não era apenas mais um navio de cruzeiros, mas sim um verdadeiro esplendor flutuante. As escadarias, os elevadores, até as magnificas carpetes salientavam essa ambiência única.


É difícil destacar uma zona favorita, porque todos os locais públicos cativam os hóspedes. Até os simples corredores são decorados com pinturas magníficas, fotos da família real, quadro da rainha Isabel II ou símbolos marcantes da companhia. Relevo especial para as pinturas dos vários navios da companhia (antigos e actuais) e ainda para os espectaculares modelos em miniatura dos navios Queen Elizabeth, Queen Mary, Queen Elizabeth 2 (este em prata), Queen Mary II ou Queen Victoria.


Com uma decoração claramente inspirada nos navios da Cunard dos anos 30, salientamos áreas como o Grand Lobby, um deslumbrante átrio de três pisos, o lindíssimo restaurante Britannia, o salão de baile Queen’s Room, a requintada zona de compras Royal Árcade, o espantoso teatro Royal Court Theatre ou o magnífico salão Commodore Club, locais que encantam todos que têm a oportunidade de deles desfrutar.


As piscinas, os variadíssimos bares, o casino, o SPA, os jacuzzis, o acolhedor Garden Lounge ou o Queen’s Terrace, também marcam a diferença dos demais navios. Estivemos perante uma combinação de formas e cores capaz de exaltar os sentidos, mesmo dos mais indiferentes ao género.



Foram momentos únicos, que aqui partilhamos, enaltecendo a simpatia do capitão Burgess e de todos aqueles que proporcionaram momentos fantásticos a bordo do navio da Cunard.
Aconselhamos vivamente um cruzeiro neste navio, mas quem o fizer não se preocupe com o destino, o Queen Elizabeth é um destino em si mesmo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Aurora em Ponta Delgada


Voltou a visitar Ponta Delgada o navio de cruzeiros Aurora, da companhia centenária britânica, P&O. A sua passagem na Região está inserida numa viagem de 23 noites às Caraíbas, sendo Ponta Delgada o último porto de escala antes do término do cruzeiro em Southampton. Esta foi a primeira de 4 escalas previstas para este navio no nosso porto em 2011.
O navio chegou pelas 12h30, enquanto que a sua saída deu-se por volta das 19h00.
A viagem iniciou-se no passado dia 17 de Dezembro em Southampton (Inglaterra). O Aurora fez, com os seus cerca de 1900 passageiros, escala em outros 6 portos (Funchal incluído) antes do regresso a Southampton, dando-se a chegada na manhã do dia 9 de Janeiro.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Divulgação de Escalas Junto do Comércio

O ACC iniciou na passada semana (última de 2010) uma acção de divulgação das escalas previstas para Ponta Delgada no primeiro semestre de 2011, junto de estabelecimentos comerciais e taxistas da cidade. Este é apenas um pequeno contributo para informar e sensibilizar os comerciantes relativamente às datas e horários das escalas dos navios de cruzeiro, que trazem consigo um aumento muito significativo no fluxo de turistas nas nossas ruas, potenciais clientes desses estabelecimentos. Até este momento o feedback tem sido bastante positivo.
Este pequeno mapa pretende ilustrar zonas onde a divulgação foi feita até ao momento directamente pelo clube.

 
Esta divulgação consiste num documento com as referidas datas e horários das escalas dos navios, bem como alguns detalhes dos mesmos, nomeadamente o número médio de passageiros, tripulantes e o seu comprimento.


Incentivamos todos os entusiastas a apoiar esta iniciativa, distribuindo/reencaminhado esta documento pelos vossos contactos. Se tiver dificuldade em descarregar o documento a partir da ligação que se segue, solicite-o através do email do clube (cruzeirospdl@gmail.com)