sexta-feira, 18 de junho de 2010

1ª Fase da Requalificação do Porto da Horta

O Projecto Integrado de Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta (RECAPE), sob a alçada da Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental S.A. (APTO, S.A.) e da tutela (Secretaria Regional da Economia), pretende adaptar o Porto desta cidade (o único comercial da ilha do Faial) aos novos tempos, melhorando as existentes valências de passageiros, náutica de recreio, carga a granel, contentores e pescas.

 Foto: Bruno Rodrigues - Horta - Agosto 2008

Este projecto, numa primeira fase (já em execução), contempla a expansão do porto e actividades portuárias com a criação de uma nova bacia portuária a Norte. Esta nova zona destina-se a satisfazer e optimizar os requisitos do importante tráfego de passageiros inter-ilhas (actualmente a funcionar a sul). Estava prevista inicialmente a capacidade de receber navios de cruzeiro nesta bacia, o que não se irá verificar.


A construção desta nova bacia portuária, com entrada virada a sul, terá um molhe com cais acostável no bordo interior destinado a ferries, que poderão ter a capacidade de transportar, não só passageiros, mas também viaturas. A nova gare marítima também será construída neste lado da cidade, de acordo com este projecto.
O molhe de protecção, que se encontra neste momento em construção, irá assegurar as condições de tranquilidade em termos de agitação marítima e na facilidade de manobra dos navios no interior da bacia.


 Foto gentilmente cedida por Luís Correia, Horta. 
Planta de obra - Placard metálico - Maio 2010 - Aumentar

De acordo com o Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução de 2008 (disponível aqui: http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/7BBCB7CB-30F9-4944-A186-32A8B20A803D/0/PortoHortaSumExeFaseI.pdf), analisando os dados do projecto de Execução na página 7, facilmente constatamos o porquê deste novo cais afecto ao Molhe não receber navios de cruzeiros. De facto, este terá um comprimento útil de serviço na ordem dos 320 metros, com fundos de serviço na ordem dos -6 metros (ZH – Zero Hidrográfico), o que é aceitável para a operação de ferries, mas manifestamente pouco para a operação de navios de cruzeiros, como foi anunciado inicialmente. A grande maioria dos navios de cruzeiro de grande porte tem um calado entre os 7 e os 8 metros.


A grande diferença entre o projecto inicial (profundidades na ordem dos -12 metros) e o projecto final (profundidades na ordem dos -6 metros) ficou a dever-se ao facto do respectivo molhe agora estar muito mais próximo de terra do que antes, onde os fundos se situam a cotas mais altas.




De 2007 às declarações de Duarte Ponte em 2008, algumas coisas mudaram. O propósito de receber navios de cruzeiros ficou então adiado para a segunda fase do projecto, que pretende requalificar o porto comercial existente. Para esta fase está então previsto o aumento da profundidade para os -12 metros (ZH) do cais-molhe sul. A Horta passará então a poder receber no porto os navios que habitualmente atracam em Ponta Delgada. De recordar que a maior profundidade no Porto Comercial de Ponta Delgada ronda os -12 metros (ZH) no denominado cais 12. No entanto a Horta irá continuar a receber navios de cruzeiros num porto comercial, ao invés de centralizar essas actividades no novo cais Norte.



São já vários os navios de cruzeiro que escalam a cidade da Horta durante as épocas de reposicionamentos, sendo que a maioria fundeia ao largo do porto. Actualmente o cais-molhe do porto comercial da Horta tem uma profundidade de -7,3 metros (ZH), de acordo com a Portos dos Açores. O Seven Seas Voyager, com 7 metros de calado, foi o maior navio de cruzeiros (em comprimento) a atracar neste porto até à data. Salienta-se também a atracagem do Black Watch em 2007 (http://rotadashortencias.blogspot.com/2007/11/doca-da-horta-recebeu-maior-navio-dos.html), com 7,3 metros de calado e do Discovery, com 7,49 metros de calado. Nestes casos verificaram-se condições excepcionais para que as manobras acontecessem e os navios não tivessem que fundear ao largo, como é habitual (vento, ondulação, marés favoráveis e apoio de rebocador).



Dos -7,3 metros de profundidade actuais do molhe-cais sul para os -12 metros que se pretendem com a requalificação existe uma óbvia diferença significativa. Embora tal não esteja ainda em fase de projecto, o argumento é que para o interior das fundações do molhe-cais sul os fundos estão a cotas mais baixas, pelo que foi justificado que com o enchimento da curvatura do molhe sul na sua parte virada para o interior do porto será possível aumentar os fundos. Não há ainda estudos sobre se tal é conveniente em termos de hidrodinamismo (agitação marítima, ondulação e correntes).



O novo cais Norte vai sem dúvida responder às exigências mínimas da procura que já existem nos transportes inter-ilhas, em especial nas ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial), trazendo consigo melhorias significativas de serviço, contrastando com o caos e falta de condições da gare de passageiros actual. No entanto são vários os que vaticinam que este poderá não responder às possíveis exigências no futuro nestas ilhas de maior tráfego de passageiros.



Quanto à melhoria de condições para o turismo de cruzeiros, não existe uma data para o arranque da segunda fase do Reordenamento do Porto da Horta, logo não sabemos quando poderá o Porto da Horta receber os grandes navios cruzeiros que actualmente fundeiam ao largo, bem como aqueles que não escalam a cidade por essa razão.


Como ficaria bem o novo e elegante Queen Elizabeth atracado no porto da Horta, capital do iatismo internacional!


ACTUALIZAÇÃO: veja também Alterações no Novo Caís Norte da Horta (2010/10/01)

Referências:
Black Watch atracado no Porto da Horta (2007)
Canal de Vídeos Azores Cruise Club - Youtube
Fotos das Obras em Curso (Ship Spotting in Faial Island)

8 comentários:

Carlos Faria disse...

Excelente post, que não só apresenta este projecto, como efectua uma análise crítica de forma sustentada e equilibrada. Parabéns

Bruno Rodrigues disse...

Caro geocrusoe,

Obrigado pelo feedback que me deu durante a elaboração desta abordagem. Agradeço-lhe também o facto de ter permitido a publicação de algumas fotos suas, bem como o elogio que aqui apresentou.

Obrigado.

Rui Carvalho disse...

Caro Bruno

Excelente post, muito bem desenvolvido e sustentado.
Eu pessoalmente, e sem querer meter a foice em seara alheia, sempre tive muitas reservas em relação ao calado final do novo cais norte, além da sua orientação que considero demasiado estrangulada para as operações de qualquer tipo de navio e especialmente os ferries.
A bacia de manobra parece-me demasiado pequena para a rotação interior dos navios (posso estar enganado), o que levará a que a aproximação seja sempre feita à ré, expondo mais os navios à ondulação e ventos desfavoráveis na zona entre molhes.
Enfim, sem querer ser negativista, estaremos perante mais uma obra técnico-politizada.

Abraço

Rui Carvalho

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Bruno, Parabens excelente post, tinha alguma curiosidade em "ver" esta obra.
Abraço,
Manuel

DavidB disse...

Mais uns renders do Projecto da Reconversão do Porto da Horta



www.risco.org/_img/galleries/02_04/portohorta/img_01.jpg



www.risco.org/_img/galleries/02_04/portohorta/img_02.jpg



www.risco.org/_img/galleries/02_04/portohorta/img_03.jpg


www.risco.org/_img/galleries/02_04/portohorta/img_04.jpg

Anónimo disse...

mais fotos da maquete aqui:

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.norigem.pt/imagens/maquetas_0200_24_1.jpg&imgrefurl=http://www.norigem.pt/files/maquetas_0200_24_1.htm&usg=__Vl_9CqwvgQmwzvCNJoy-KmOJXTc=&h=346&w=462&sz=32&hl=pt-PT&start=190&um=1&itbs=1&tbnid=ll1__bVxID197M:&tbnh=96&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Daires%2Bmateus%26start%3D180%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26safe%3Doff%26sa%3DN%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1

Bruno Rodrigues disse...

Obrigado Rui e Manuel pelo feedback.

Obrigado também ao DavidB pelos renders.

Caro Anónimo,
Através do link que forneceu, não vamos dar com maquete do Porto da Horta. No entanto nesse site encontrei estas:
http://www.norigem.pt/files/maquetas_1000_17_1.htm

Seria isto que queria partilhar?

Cumprimentos,

jose gomes. disse...

que grande mamaracho que estão a construir no porto da horta que tristeza.primeira pergunta porque razão a obra está no anonimato passado um ano e ninguêm sabe de nada como anda os trabalhos em curso étc . porquê que se constroi obras portuária em miniaturas quando temos que construir para o futuro e não para o presente.porque é que o faial é a chacota do governo socialista cujo objectivo de carlos cesar é desvalorizar o desenvolvimenti do faial.basta de enganar os faialênses.