quarta-feira, 30 de setembro de 2020

CELEBRITY APEX em Ponta Delgada no próximo sábado, dia 3 de Outubro

 
Depois de mais de quatro meses sem quaisquer escalas de navios de cruzeiros em Ponta Delgada o próximo sábado, dia 3 de Outubro oferece a oportunidade de voltarmos a apreciar no terminal de cruzeiros das Portas do Mar a silhueta de um navio de cruzeiros.  
                        

Esta oportunidade surge com a escala do CELEBRITY APEX, o novo navio de cruzeiros da Celebrity Cruises, uma das empresas "premium" do grupo Royal Caribbean, que visita o terminal de cruzeiros das Portas do Mar no âmbito de uma paragem técnica para reabastecimento e sem quaisquer passageiros, pois encontra-se a fazer a sua viagem transatlântica entre Saint-Nazaire na França e CocoCay nas Bahamas.                               


Construído nos estaleiros franceses de Chantiers de l`Atlantique em Saint-Nazaire foi entregue à companhia a 27 de Março passado, numa cerimónia virtual derivado à situação que se vive a nível mundial.  O seu baptismo ocorrerá em Fort Laudardale possivelmente ainda no corrente mês.

                         

Tal como o seu irmão CELEBRITY EDGE o CELEBRITY APEX é um navio com uma conceção totalmente diferente dos actuais navios de cruzeiro, com inovações até agora nunca apresentadas. O seu visual distingue-se desde logo com o design da sua proa com uma configuração a fazer lembrar a proa dos grandes transatlânticos do inicio do século XX.

Igualmente como o Celebrity  Edge o navio está equipado com a "Magic Carpet", uma inovadora plataforma de cor laranja suspensa ao longo do lado estibordo do navio, que pode mover-se verticalmente entre os  decks superiores e inferiores. 

A mesma foi projectada para servir de cais para os "tenders" do navio quando o mesmo estiver fundeado em algum porto aonde não tenha atracado. Para além disso em alto mar a mesma permite oferecer aos seus hospedes um espaço inovador suspenso para apreciar o mar numa perspetiva única .


Igualmente o seu atrium, denominado "Grand Plaza" não consegue deixar ninguém indiferente pelo desenho arrojado da mesma, que se estende ao longo de 3 Decks, e aonde se situam alguns dos bares e muitas das boutiques.

Outra das criações apresentadas é o "Rooftop Garden", desenvolvido com o intuito de oferecer aos passageiros um espaço inovador a fazer lembrar um verdadeiro jardim.

Mas as inovações não se ficam por aqui pois o "Resort Deck", o "Pool deck". o "Solarium", o "The Meeting Place" e o "The Destination Getaway" foram igualmente concebidos com muitas e diversas inovações que por certo farão deste navio, tal como no seu irmão um grande sucesso junto dos aficionados pelos cruzeiros, sempre ávidos por novos navios e novas inovações.

Igualmente a concepção da sua sala de espectáculos   "The Theatre", com a sua nova e arrojada configuração promete igualmente trazer algo de inovador no que diz respeito a entretimento

O CELEBRITY APEX possui 130.818 toneladas de arqueação bruta, 306 metros de comprimento, 39 metros de boca e um calado de cerca de 9 metros. Disponibiliza 14 decks para passageiros. Tem capacidade para alojar 3.405 passageiros nos seus diversos tipos de alojamento, sendo 81% com varandas, 10% com vista janela e 9% interiores. A sua tripulação é composta por 1.320 tripulantes. Nesta viagem a sua tripulação é constituída somente por 122 elementos, numero estritamente necessário para manter e colocar o navio em condições mínimas de navegabilidade e que face à situação actual não poderão desembarcar. 

O navio oferece 4 restaurantes principais, 7 restaurantes de especialidades  e 5 locais de refeições complementaras. Existem igualmente 11 bares distribuídos nos diversos espaços do mesmo.

Por tudo o que foi criado neste navio a Celebrity Cruises pagou a módica quantia de 1.000 milhões de $USD, que vem demonstrar que a companhia não se poupou para continuar a oferecer algo de novo e inovador na industria de cruzeiros.

Mesmo sem passageiros, a vinda do CELEBRITY APEX ao terminal de cruzeiros das Portas vem realçar mais uma vez a nossa excelente localização no meio do Atlântico e Ponta Delgada passa figurar como o único porto a nível nacional até à  presente data  foi visitado pelos dois navios desta inovadora "Edge-Class" da Celebrity Cruises.

Para que possamos admirar mais alguns aspectos deste novo navio da Celebrity Cruises partlhamos abaixo este interessante vídeo do mesmo.

Segundo as informações disponíveis na página da Portos dos Açores o CELEBRITY APEX tem a sua chegada prevista para 09 horas e deverá permanecer atracado até cerca das 17 horas.

fotos & Video......... : Internet, Celebrity Cruises

Texto....................... : António Silva, Azores Cruise Clube


Sem comentários: