quinta-feira, 14 de março de 2019

O MÊS DE MARÇO MARCA O REGRESSO DOS NAVIOS DE CRUZEIROS AOS AÇORES

Com o aproximar da Primavera os Açores irão começar a receber algumas escalas de navios que normalmente passam o Inverno sediados nas Caraíbas e que nesta altura começam a regressar à Europa para a temporada de Verão.
Assim em Ponta Delgada teremos nove escalas que deverão trazer a esta ilha cerca de 16.400 passageiros e 6.600 tripulantes. Também a Praia da Victoria irá receber duas escalas que poderão levar àquela cidade terceirense cerca de 4.000 passageiros e perto de 2.000 tripulantes. Igualmente para a cidade da Horta estão programadas duas escalas com a previsão de 1.500 passageiros e 850 tripulantes,
Destas escalas merecem destaque o regresso a Ponta Delgada do MSC DIVINA, um dos mais populares paquetes da MSC Cruises, que regressa à Europa depois de ter feito a temporada de Inverno sediado em Miami, assim como o BRITANNIA, navio almirante de P&O que depois de passar o inverno sediado nas Caraíbas regressa ao velho continente para a temporada de verão baseado em Southampton. Igualmente o regresso à cidade da Praia da Victoria do paquete VENTURA da P&O no passado dia 8 deve ser realçada pois marca o incremento de escalas que este ano aquela operadora tem feito naquele porto da ilha Terceira. Igualmente de registar a escala inaugural na cidade da Horta do STAR PRIDE da Windstar Cruises no dia 28.
As escala em Ponta Delgada iniciaram-se ontem, dia 13 com a visita a esta cidade do veterano paquete MARCO POLO da operadora britânica Cruise & Maritime Voyages, que fez nesta cidade a última escala de um excelente itinerário denominado “70 Night Grand Circle South America Voyage”, e que levou aquele navio a visitar um conjunto muito abrangente de portos em toda a América do Sul e Caraíbas, visitando igualmente no inicio deste cruzeiro as cidades de Lisboa, Funchal, La Palma e Mindelo.
Construído em 1965 como Alexendr Pushkin para a operadora estatal sovietica Baltic Shipping Company, manteve-se com esta designação até 1991, quando foi vendido e passando a designar-se pelo actual nome. Em 2010 passou a operar pela C&MV.
Possui 22.080 toneladas de arqueação bruta tendo de comprimento 176,3 metros. 23,6 metros de boca e um calado de 8,20 metros. Tem capacidade para alojar 820 passageiros e 450 tripulantes.
No dia 17 será a vez de Ponta Delgada receber o BALMORAL, navio almirante da popular operadora inglesa Fred Olsen Cruises Lines. Este escala é a ultima de um interessante cruzeiro de 62 noites que se iniciou no passado dia 9 de Janeiro e que levou aquele paquete com passagem pelo canal do Panamá a visitar alguns dos mais conhecidos portos da costa oeste dos Estados Unidos, México e Caraíbas.
O navio foi construido pelos famosos estaleiros alemães de Meyar Werft em Papenbourg em 1988 para a Royal Cruise Line. Em 2007 foi vendido à actual companhia tendo sofrido nessa altura importantes alterações aonde se destaca a inclusão de uma nova secção de 30 metros, facto que permitiu o aumento da sua capacidade de passageiros.
Possui 43.537 toneladas de arqueação bruta e tendo como dimensões 217,9 metros de comprimento, 28,2 metros de boca e 7,25 metros de calado. Tem capacidade para alojar até 1,340 passageiros e 500 tripulantes.
As escalas do mês irão prosseguir no dia 18 com a passagem no terminal de cruzeiros das Portas do Mar do AZURA da operadora britânica P&O , numa escala inserida num cruzeiro transatlântico de 13 noites e que trará aquele conhecido paquete britânico da cidade de Bridgetown nos Barbados até a Southampton, aonde iniciará a sua temporada de verão na Europa.
Construído em 2010 nos estaleiros Fincantieri em Monfalcone, Itália o AZURA é um dos maiores navios daquela conceituada operadora. Desloca 113.651 toneladas de arqueação bruta, 289,6 metros de comprimento e 36 metros de boca. Tem capacidade para alojar perto de 3.500 passageiros em ocupação máxima e 1.230 tripulantes.
Neste mesmo dia o porto da Praia da Victoria irá receber a visita do ORIANA da operadora britânica P&O que naquela cidade faz a ultima escala de um cruzeiro de 28 noites com destino às Caraibas iniciado no passado dis 22 de fevereiro. 
No dia 21 será a vez de Ponta Delgada voltar a receber o BERLIN da operadora germânica FTI Cruises. Este regresso a Ponta Delgada acontece no âmbito de um interessante cruzeiro transatlântico de 28 noites que se inicia em Havana no dia 7 de Março e irá terminar na cidade francesa de Nice no dia 4 de Abril. Para além desta paragem na nossa cidade durante 2 dias, este cruzeiro contempla escalas em alguns dos principais portos das Caraíbas, Lisboa e em diversos portos espanhóis da bacia mediterrânea.
O BERLIN foi construído nos estaleiros alemães de Howaldtswerke DeutscheWerft em Kiel, tendo entrado ao serviço em 1980. Possui 9.570 toneladas de arqueação bruta, tendo como dimensões 139,3 metros de comprimentos e 17,5 metros de boca. Tem capacidade para alojar 412 passageiros e 108 tripulantes.
No dia 25 o Terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber o paquete “BRITANNIA”, navio almirante da operadora inglesa P&O que regressa à Europa depois da sua temporada de Inverno nas Caraíbas.
Esta escala está inserida num itinerário denominado “14 nights Caribbean Transatlantic” que se inicia a 15 de Março em Bridgetown nos Barbados e que irá terminar em Southampton no dia 29 , depois de escalas em St. Lucia, St Kitts e St Johns nas Caraíbas.
Construído nos estaleiros italianos de Fincantieri em Monfalcone, o BRITANNIA fez a sua viagem inaugural a 14 de Maio de 2015. Das suas características principais realce para as 143.730 toneladas de arqueação bruta, 330 metros de comprimento, 38,4 metros de boca e 8,3 metros de calado. Possui 15 decks para passageiros. Em ocupação normal pode transportar 3.611 passageiros que poderão chegar aos 4.324 em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 1.350 elementos.
Igualmente no dia 25 está programada no porto comercial desta cidade a escala do BRAEMAR da companhia britânica Fred Olsen Cruises Lines, numa escala englobada num itinerário de 16 noites de regresso à Europa denominado “16 Nights Caribbean Retourn ”, que se inicia em Bridgetown nos Barbados no dia 14 e que irá terminar na cidade inglesa de Southampton no dia 30 do corrente mês.
Construido nos estaleiros espanhois Union Navale de Levante em Valência em 1993 para a extinta Commodore Cruise Line como Crown Dynasty, foi adquirido pela Fred Olsen em 2001 e renomeado com o actual nome. Possui 24.344 toneladas de arqueação bruta, 195 metros de comprimento, 22,5 metros de boca e 5,6 metros de calado. Tem capacidade de transportar 989 passageiros em ocupação normal, sendo a sua tripulação composta por 400 tripulantes.

Prevê-se que no dia 26 seja um dia de muito movimento em Ponta Delgada atendendo que neste dia estarão nesta cidade dois navios de cruzeiros.
Realce natural nesse dia para o regresso a Ponta Delgada do MSC DIVINA, uma das mais modernas unidades da companhia italiana MSC Cruises, a maior companhia de navegação privada do mundo.
Este regresso a Ponta Delgada está englobado num interessante cruzeiro de 20 noites que se inicia na cidade norte americana de Miami no próximo dia 14 de Março, e que engloba paragens em New York, Kings Warf nas Bermudas, Ponta Delgada, Lisboa, Málaga, Valência e Marselha, terminando este cruzeiro em Génova no próximo dia 3 de Abril.
Construído nos conhecidos estaleiros franceses de STX Europe em St Nazeire, este impressionante paquete italiano iniciou a sua actividade em 2012. Das suas principais características destacam-se as 137.936 toneladas de arqueação bruta, 333,3 metros de comprimento, 37,9 metros de boca e 8,6 metros de calado. Em ocupação normal pode transportar até 3.274 passageiros que poderão chegar aos 3.959 em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 1.313 elementos.
Pelo que julgamos saber o navio vem com a sua ocupação total, o que com certeza virá dar à cidade de Ponta Delgada e à ilha de São Miguel um interessante movimento diurno e noturno.
O outro visitante deste dia será o paquete AIDALUNA da conhecida operadora alemã Aida Cruises que está a fazer um roteiro transatlântico de 18 noites entre Montego Bay na Jamaica e a cidade de Hamburgo, e que para além de Ponta Delgada inclui paragens em Samana, Tortola e St. Maarten nas Caraíbas, La Coruna,Ferol, Espanha, Le Havre, França e Dover nas ilhas britânicas antes da chegada a Hamburgo.
Sobre as suas características gerais, o navio mede 251,9 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 7,3 metros de calado. Possui 69.200 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para receber até perto de 2.050 passageiros em ocupação normal, sendo a sua tripulação constituída por 634 elementos.
Para o dia 28 será a vez da cidade da Horta receber a escala de dois navios de cruzeiros, com natural realce para a escala inaugural do STAR PRIDE, da conceituada companhia Windstar Cruises cuja sede se situa na cidade norte-americana de Seattle, numa escala inserida num cruzeiro de 28 noites iniciado no passado dia 9 em San Juan de Porto Rico e terminando no próximo dia 1 de Abril em Lisboa. A apadrinhar esta primeira escala estará o MAGELLAN que no dia seguinte estará em Ponta Delgada. 
As escalas do mês em Ponta Delgada irão terminar no dia 29 quando o terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a visita do MAGELLAN navio de cruzeiros da popular companhia inglesa C&MV, numa escala integrada num cruzeiro de 19 noites que se inicia no próximo dia 15 de Março em Montego Bay na Jamaica e que comporta escalas em La Romanana Republica Dominicana, Tortola, St Maarten, St Johns e Barbados, todos nas Caraíbas, passando igualmente pela cidade da Horta antes da chegada a Londres no dia 03 de Abril.
Construido em 1985 nos estaleiros dinamarqueses de Aalborg Vaerft em Alborg para a Carnival Cruise Line sob o nome de Holiday foi um dos mais populares daquela operadora norte-americana, tendo operado durante muitos anos em cruzeiros nas Caraíbas. Em 2010 passou a integrar a frota da extinta operadora espanhola IberoCruceros, Com a integração da mesma na Costa Cruceros o navio foi colocado à venda tendo sido adquirido pela actual companhia no inicio de 2015.
Com 221,6 metros de comprimento, 28 metros de boca e um calado de 7,5 metros, o navio possui capacidade máxima de alojamento para 1794 passageiros e 714 tripulantes, sendo a sua arqueação bruta de 46.052 toneladas..

fotos : António Silva, António Simas, Google
texto : António Silva

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