terça-feira, 29 de setembro de 2015

BRITANNIA em Ponta Delgada- As fotos da escala

Ponta Delgada recebeu ontem a escala inaugural do navio de cruzeiros BRITANNIA do operador britânico P&O.
Uma escala muito aguardada pelos entusiastas dos navios de cruzeiros pois foi a oportunidade de ver "in loco" um dos mais mediáticos navios de cruzeiro da actualidade.
Os seus mais de 3.600 passageiros realizaram diversas excursões pela ilha em que estiveram envolvidos 26 autocarros para além de um conjunto muito interessante de operadores privados.
A cidade esteve com um movimento muito intenso pois largas centenas do seus passageiros preferiram andar pela mesma, inundando ruas e explanadas que assim tiveram um dia de muito movimento.
A convite da Bensaude Shipping, agentes da P&O nos Açores o Azores Cruise Club esteve presente no encontro com o comandante do BRITANNIA, tendo oferecido ao mesmo um exemplar do livro "Azores Dream Islands" da escritora Carmo Rodeia, que ficará disponível na biblioteca daquele navio.
Oportunidade para revisitarmos o navio e vermos muitos dos seus espaços publicos. É dessa visita que apresentamos este álbum com algumas dezenas de fotos que por certo permitirão a todos conhecer um pouco da nova jóia da coroa da P&O.
                       
           (clicar na foto para ver em ecrã completo e melhor definição)
Como tem acontecido anteriormente recebemos de alguns dos nossos associados e amigos algumas interessantes fotos do navio que igualmente aqui apresentamos.

           (clicar na foto para ver em ecrã completo e melhor definição)

fotos : A. Simas, M. Botelho, J. Borges, J. Couto, F. Pacheco, A. Silva, C Carvalho 
texto : António Silva

domingo, 27 de setembro de 2015

BRITANNIA ESTREIA EM PONTA DELGADA

O terminal de cruzeiros da Portas do Mar prepara-se para receber amanhã, 28 de Setembro a escala inaugural de um dos navios mais mediáticos da actualidade.
Com efeito o navio de cruzeiros BRITANNIA faz nessa data a sua escala inaugural nesta cidade depois de ter iniciado a sua actividade no passado mês da Abril ao serviço da companhia P&O, uma das subsidiárias da Carnival UK.
Construido nos estaleiros Fincantieri em Itália a sua construção sob a plataforma dos navios da Princess Ryal Princess e Regal Princess, o BRITANNIA destaca-se logo pela imponência das suas duas chaminés que transmitem ao mesmo um verdadeiro ar de transatlântico.
A sua construção destinou-se marcadamente ao mercado britânico e todos os seus espaços interiores foram pensados para esse mesmo mercado.
Par quem como nós conhece os navios similares da Princess entrar no BRITANNIA é uma sensação estranha pois ao contrário da sumptuosidade do átrio das unidades da Princess o átrio deste navio faz-nos lembrar-nos os melhores hotéis ingleses com uma decoração muito sóbria e nada berrante que transmite desde logo uma sensação muito agradável. É neste espaço que ocupa 3 pisos que se encontram uma série de espaços públicos, bares e restaurantes, fazendo do mesmo o fulcro central do navio.
A sua decoração aonde dominam os tons castanhos e cremes, combinados com tons de azul e verdes suaves transmitem uma ambiência muito confortável e que se tem traduzido num êxito muito assinalável junto do mercado britânico.
É igualmente nesta área central do BRITANNIA que estão localizadas as suas lojas e boutiques, assim como o casino.
No que diz respeito à restauração o BRITANNIA dispõe de 10 restaurantes alguns dos quais possuem especialidades gastronómicas específicas capazes de agradar a todos os seus passageiros.
Outra das grande novidade é sem dúvida a sua escola de cozinha "Cookery Club" aonde afamados chefes ensinam aos passageiros a arte da cozinha.
Para os mais novos existem igualmente áreas muito espaçosas adequadas para crianças, o que vai de encontro das famílias que assim podem usufruir de maiores instalações.
Contamos apresentar nos próximos dias  uma reportagem alargada sobre este navio e a sua escala inaugural em Ponta Delgada.  

foto : Peter Gonçalves, André Moura, António Silva
texto : António Silva


sábado, 26 de setembro de 2015

EXPLORER of the SEAS com escala inaugural este domingo em Ponta Delgada

Ponta Delgada recebe este domingo a estreia do navio de cruzeiros EXPLORER of the SEAS  da Royal Caribbean Cruises International. Este luxuoso navio de cruzeiros encontra-se num cruzeiro pelas ilhas Atlânticas, e que para além de Ponta Delgada incluiu escalas na Madeira e Canárias. 

A bordo viajam 3314 passageiros e cerca de 1200 tripulantes. O navio deverá atracar pelas 05:00 nas Portas do Mar, retomando o seu percurso pelas 17:00 com destino a Southampton, porto base para este itinerário. 

Inaugurado em  2000, foi construído na Finlândia pelos estaleiros então designados Kvaerner Masa-Yards, em Turku. Mede 311 metros de comprimento, 38,6 metros de boca, 8,8 metros de calado, possui 137.308 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3840 hóspedes e 1181 tripulantes. O navio disponibiliza 14 decks para passageiros, com um total de 1557 cabines, das quais 939 têm vista para o exterior e 618 são interiores. 

A convite dos  agentes da RCI nos Açores,  CMJ Rieff & Fos, o Azores Cruise Club estará a bordo daquele paquete na cerimónia de boas vindas e troca de placas, que se realiza habitualmente sempre que existe uma escala inaugural.

fotos : Peter Gonçalves
texto : António Silva 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SAGA SAPPHIRE amanhã em Ponta Delgada e BOUDICCA na Praia da Victória


No inicio de um fim de semana bastante movimentado no que diz respeito a escalas de navios de cruzeiros, o terminal de cruzeiros das   Portas do Mar recebe amanhã mais uma escala do SAGA SAPPHIRE, navio almirante da Saga Cruises.
Esta visita à cidade micaelense ocorre no inicio de um cruzeiro de 32 noites denominado "32 Nights Canada in the Fall", e como o seu nome indica terá no Canadá  a quase totalidade das suas escalas.

O navio tem prevista a chegada a Ponta Delgada pelas 08H00 estando a sua partida agendada para as 18H00 com destino St. Johns em Newfoundland, primeiro porto de escala em terras canadianas.
O maior navio da frota da Saga Cruises tem 200 metros de comprimento, 28,6 metros de boca, 8,4 metros de calado e desloca 37.301 toneladas de arqueação bruta.
Com capacidade total para 704 passageiros e 450 tripulantes, o SAGA SAPPHIRE disponibiliza 10 decks públicos, com um total de 376 cabines, 282 das quais exteriores e 94 interiores.
Para o próximo ano o SAGA SAPPHIRE tem agendado 3 escalas no arquipélago.


Igualmente o porto da Praia da Victoria recebe amanhã a escala do paquete BOUDICCA da popular companhia britânica Fred Olsen Cruises Lines.
Esta escala é a primeira de um cruzeiro de 16 noites intitulado "16 Nights Islands of Portugal & the Canaries", que para além desta escala contempla uma paragen em Ponta Delgada no próximo sábado.
Construído no já longínquo ano de 1973, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o segundo navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Sky, e era de menores dimensões e capacidade do que a actualidade, pois acabou por ser aumentado em 1982 em cerca de 28 metros. Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias. Até à denominação actual, o Boudicca já navegou como Sunward, Birka Queen, Golden Princess, Superstar Capricorn, Hyundai Keumgang e também como Grand Latino.
Este navio, agora pertença do armador de Ipswich, tem 205 metros de comprimento, 25 metros de boca, 7,5 metros de calado, possui 28,388 toneladas de delocamento, tendo arqueação bruta e tem capacidade máxima para 839 passageiros com 363 tripulantes. Disponibiliza 8 decks de passageiros, com 437 cabines, 59 das quais têm varanda privada, 339 têm janela e 39 são interiores. Destaque para o facto de o navio dispor de 35 cabines individuais.

Refira-se, por último, que este navio ostenta o nome da famosa rainha celta, que liderou heroicamente o seu povo, os Icenos, numa batalha contra a ocupação romana em terras britânicas.

fotos : António Silva, António Simas, Eduardo Wallenstain, André Moura
texto : António Silva/André Moura

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CELEBRITY ECLIPSE em Ponta Delgada pelo olhar dos nossos amigos

Tal como estava programado o terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu ontem ao inicio da tarde a escala do navios de cruzeiros CELEBRITY ECLIPSE da operadora norte-americana Celebrity Cruises, na escala inaugural de um cruzeiro de 14 noites com partida e regresso a Southampton, e que para além de Ponta Delgad inclui paragens nos portos do Funchal, Tenerife, Las Palmas, Arrecife e Lisboa. A bordo viajem 2749 passageiros maioritariamente ingleses e norte-americanos. 


O excelente dia que ontem se fez sentir em Ponta Delgada e em São Miguel permitiu um conjunto de imagens muito interessantes que nos foram cedidos por muitos dos nossos amigos e seguidores do trabalho do Azores Cruise Club.

São algumas dessas fotos que abaixo temos o prazer de apresentar, agradecendo desde já aos seus autores a cedência dos mesmos. 


                        (clicar na foto para ver em ecrã completo)
fotos :André Moura, António Farias, Bruno Rodrigues, Camilo Moniz, Carlos Carvalho, Fátima Câmara, José Borges,Luis Anselmo, Manuel Botelho
texto : António Silva

terça-feira, 15 de setembro de 2015

CELEBRITY ECLIPSE em Ponta Delgada

É já amanhã, dia 16 de Setembro, que Ponta Delgada recebe a segunda escala no corrente do navio de cruzeiros CELEBRITY ECLIPSE da companhia norte-americana Celebrity Cruises.
Este emblemático e luxuoso navio  está a efectuar o primeiro de dois itinerários de 14 noites nesta área do Atlantico e denominados "14 Nights Canaries & Azores Cruise", com partida e regresso a Southampton, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Funchal, Tenerife, Grand Canaria, Arrecife e Lisboa. Neste primeiro itinerário o navio transporta 2749 passageiros.
Salientamos a assinalável importância deste itinerário em virtude dos Açores constarem no mesmo como um dos principais destinos, consolidando assim o facto que cada vez mais a nossa Região tem vindo a incrementar esta tipologia de escala face a visitas de simples reposicionamento.
                             

Construído na Alemanha pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, tem 317 metros de comprimento, 36,8 metros de boca, 8,3 metros de calado, possui 122 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2860 hóspedes e 1253 tripulantes. O navio disponibiliza 14 decks para passageiros, com um total de 1426 cabines,

fotos : Antonio Simas, António Farias, André Moura.
texto : André Velho Cabral/PA, António SIlva

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ROYAL PRINCESS em Ponta Delgada - As fotos da escala

Foi com um autentico dia de Verão que Ponta Delgada deu as boas vindas aos cerca de 3470 passageiros e 1324  tripulantes que hoje  estiveram nesta cidade a bordo do navio de  cruzeiros ROYAL PRINCESS  do operador norte-americano Princess Cruises.

O ROYAL PRINCESS encontra-se em viagem transatlântica que liga Southampton a Fort Lauderdale sendo  a escala em Ponta Delgada a última antes da chegada a Port Everglades.
O bom tempo que se fez sentir proporcionou um elevado número de excursões aos principais pontos de interesse turístico de São Miguel em que estiveram envolvidos mais de 2 dezenas de autocarros e algumas dezenas de operadores privados, proporcionando assim que hoje a cidade e a ilha tivessem ainda mais movimento.
Tal como tem acontecido em outras alturas recebemos ao longo do dia um conjunto muito interessante imagens de alguns dos nossos sócios e amigos, habituais colaboradores deste página, aos quais o Azores Cruise Club agradece a partilha.

                     (clicar na foto para ver em ecrã completo)

fotos : André Moura, António Farias, Bruno Rodrigues, Carlos Carvalho, Luis Anselmo
texto : António Silva

domingo, 13 de setembro de 2015

ROYAL PRINCESS de regresso a Ponta Delgada

É já amanhã que Ponta Delgada volta a receber a escala do luxuoso navio de cruzeiros ROYAL PRINCESS da operadora norte-americana Princess Cruises, um dos melhores navios de cruzeiros da actualidade 
O referenciado navio de cruzeiros norte-americano encontra-se a efectuar um cruzeiro transatlântico de 15 dias denominado "15 Days Iberian Passage",  que liga Southampton a Fort Lauderdale, incluindo escalas em Rotterdam, Le Havre, Vigo, Lisboa e Ponta Delgada.
Com cerca de 3470 passageiros e 1324 tripulantes a bordo, o ROYAL PRINCESS é aguardado pelas 08:45 horas e estima-se que esteja em porto até cerca das 18:00 horas.
Inaugurado em Junho de 2013, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Com 330 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,5 metros de calado, possui 142,714 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3600 turistas e 1346 tripulantes. O navio disponibiliza 17 decks para passageiros, com um total de 1780 cabines, das quais 1438 são exteriores e 342 interiores.
Esta escala marca o um início de um período de muito movimento na cidade de Ponta Delgada, aonde são esperados até ao final do ano 27 navios de cruzeiro, incluindo 6  escalas inaugurais.

Aqui fica pois o convite para todos aqueles que apreciam a beleza dos navios de cruzeiro para que amanhã venham contemplar um dos mais mediáticos paquetes da actualidade.

fotos : António Simas, André Moura
texto : André Moura/PA, António Silva